Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Westerwelle: Último relatório da AIEA sobre o Irã "Confirma nossas sérias preocupações"

Westerwelle: Último relatório da AIEA sobre o Irã "Confirma nossas sérias preocupações"

Ministro das Relações Exteriores Westerwelle (09 de novembro) fez os seguintes comentários sobre o último relatório da AIEA sobre o programa nuclear do Irã a jornalistas em Berlim:
"O relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o programa nuclear do Irã já está disponível. Vamos examiná-lo com muito cuidado e discutir com nossos parceiros quais as novas medidas devem ser tomadas.
Uma primeira avaliação do relatório confirma nossas preocupações graves:
Apesar de todas as chamadas da comunidade internacional, o Irã é claramente a avançar com o enriquecimento de atividades relacionadas.
Em particular, as informações detalhadas fornecidas pela AIEA a respeito de uma eventual dimensão militar do programa nuclear do Irã é alarmante. Que seriam uma flagrante violação do regime de não-proliferação.
A comunidade internacional não pode simplesmente voltar ao business as usual.
Portanto, estamos discutindo outras medidas na UE e em estreita consulta com os nossos parceiros e aliados.
Se o Irã continua a rejeitar negociações sérias sobre seu programa nuclear, sanções mais duras novos será inevitável.
Chegar a acordo sobre sanções com o máximo apoio internacional é a maneira certa de proceder. Opomo-nos a qualquer discussão de opções militares.
Irã deve, finalmente, cumprir as suas obrigações internacionais e dissipar quaisquer dúvidas sobre seu programa nuclear.
, A fim de conseguir esse resultado, nós também exortar a comunidade internacional a exercer pressão ainda mais forte política e diplomática do que até agora sobre o Irã.
Primeiro de tudo, a próxima reunião do Conselho de Governadores da AIEA deve emitir uma forte condenação das ações iranianas.
Cabe ao Irã para evitar que isso e finalmente aceitar a oferta de longa data de diálogo feita por três E3

Nenhum comentário:

Postar um comentário