Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Linha 4 do Metro ligará Barra ao Centro com menos de 40 min.

O trajeto da Barra da Tijuca ao Centro da cidade será feito em menos de 40 minutos. De acordo com estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o novo trecho do metrô vai transportar mais de 300 mil passageiros por dia, retirando das ruas cerca de dois mil veículos por hora.
O trajeto da Linha 4 do metrô terá 14 quilômetros de extensão, passando pela orla da Zona Sul, com o objetivo de atender ao maior número de passageiros possível. Para isso, serão construídas seis novas estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz. A ligação entre a Linha 4 e a Linha 1 do metrô será feita pela estação General Osório, em Ipanema, que passará por uma expansão com duas plataformas de embarque e desembarque.
A Linha 2 do metrô – que liga a Pavuna a Botafogo – será estendida até Ipanema. Com isso, o trajeto da Pavuna até a Barra da Tijuca poderá ser feito em apenas 1h20, com transbordo na estação General Osório. Atualmente, um passageiro que faça o mesmo percurso utilizando o metrô e o ônibus de integração leva 2h20 para chegar ao destino final.
Para o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, o projeto é um marco na área de transporte público do Rio. "O passageiro terá rapidez e conforto na viagem. Serão comprados trens melhores, mais modernos. Além disso, o passageiro vai pagar uma tarifa única em todo o sistema. Em termos de mobilidade urbana, será a mais importante obra feita pelo estado", afirmou.
As obras, que começaram em junho de 2010 e devem ser concluídas em dezembro de 2015, estão orçadas em R$ 5,6 bilhões. No que se refere aos investimentos do Governo do Estado, são R$ 3 bilhões financiados pelo BNDES e mais meio bilhão de euros da Agência Francesa de Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário