Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CH escolhe Steve Jobs como personalidade do Ano 2011


Jobs mudou toda uma geração.
Jobs mudou toda uma geração.
“Desde cedo que fiz um pouco de tudo – documentação, vendas, reposição, varri, comprei batatas fritas, etc. Montei computadores com as minhas próprias mãos. E quando a indústria cresceu, continuei a fazê-lo”. As marcas de Steve Jobs  espalharam-se por diversos continentes e o seu nome começou a ser usado como uma espécie de segunda designação para a palavra "inovação". O seu contributo nas formas de diversão e de lidar com a informação tornou-se indelével e, por isso, o jornal «Ciência Hoje» escolheu-o como personalidade do Ano 2011.

O líder da Apple – que faleceu há dois meses vítima de um cancro pancreático – marcou pela sua personalidade invulgar, revolucionou a nossa relação com a tecnologia, deixando ao mundo um importantíssimo legado – que ascende os 340 mil milhões de dólares (perto de 252 mil milhões de euros) – e o nome em mais de 300 patentes. 
Foi um ser invulgar e cheio de excentricidades: largou a faculdade, mas criou uma empresa com o objetivo de desenvolver computadores para universidades. Era um nerd que adorava LSD e passou uma temporada na Índia. Dizia-se budista, mas humilhava os funcionários em público, sem dó. No entanto, em consenso foi apelidado de génio. 

"You mark our ears, our hands, our desks" 
"Deixaste marcas nos nossos ouvidos, nas nossas mãos, nas nossas secretárias”, lê-se numa das homenagens deixadas por uma fã. De facto, quando a sua morte foi anunciada, seguidores de todo o mundo manifestaram o seu pesar e fizeram-lhe ovações - alguns até de forma criativa. O empreendedor conseguiu uma legião de fãs semelhante à de uma estrela de rock.

Jobs era determinado e perfeccionista. Conseguiu transformar os hábitos de consumo de toda uma geração, ao lançar produtos como o iPod, o iPhone ou o iPad. Inventou praticamente o mercado dos computadores pessoais ao lançar o Apple II, em 1977. A música digital ganhou fôlego com duas inovações: o iPod e a loja virtual iTunes, onde os internautas podem descarregar músicas de forma legal, no início dos anos 2000. O mundo dos telemóveis também nunca mais foi o mesmo desde a invenção do iPhone, em 2007. Por último, também deixou o seu dedo no mercado dos tablets, ao lançar o iPad em 2010.

Steve Jobs foi também proprietário da Pixar da Lucasfilm, assinalada por criar uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados. Em parceria com a Disney, criou e produziu filmes em 3D como «Toy Story», «À procura de Nemo», «Ratatui» e «Carros».

Era ambicioso e tinha vontade de mudar o mundo. Talvez por isso a fabricante de software húngara Graphisoft decidiu desenvolver uma estátua de bronze em homenagem a Jobs (que se prevê estar finalizada no próxima semana). “O objectivo é celebrar a liderança, a visão e o apoio que Jobs deu à empresa enquanto a Hungria ainda estava sob o regime comunista”, assumiu a Graphisoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário